Eu tenho UNIFRAN

Daniel dos Santos

(Educação Física)

daniel.jpgTerminar a graduação, fazer pós, mestrado, dar aulas na Universidade de Franca e viajar toda semana para dar aulas em universidades em outras cidades. Nossa, é muita coisa não é mesmo? Ainda mais se tratando de uma pessoa de apenas 33 anos. Pois é, Daniel dos Santos, natural de Patrocínio Paulista, aproveitou muito bem as oportunidades, estudou, se dedicou, e agora está colhendo os bons frutos do seu esforço. Daniel formou-se em Educação Física pela Unifran em 2000 e desde então não parou mais... Fez especialização, mestrado e agora está fazendo doutorado! Como chegou até aqui? É o que ele nos conta nessa entrevista. Confira!

1- Por que escolheu Educação Física?
Desde a adolescência gostava muito da prática de esportes, este certamente foi o motivo pelo qual optei por este curso. Durante o decorrer da graduação estive envolvido sempre em projetos de pesquisa. O interesse em pesquisa e docência despertou a vontade de seguir carreira na área acadêmica.
 
2- O curso da Unifran te deu subsídios para sua formação? O que você destaca no curso?
Sim. Quando terminei o curso me senti preparado para enfrentar o "concorrido" mercado de trabalho. Destaco como aspecto positivo o empenho do coordenador e dos professores na estruturação de um curso com qualidade.
 
3- Qual a sua opinião em relação aos laboratórios, biblioteca e professores da Unifran?
O investimento que a universidade está fazendo nos últimos anos tem sido o diferencial entre as outras instituições de ensino da região. O acervo da biblioteca tem melhorado a cada ano, procurando sempre atender o aumento da demanda de alunos. Os professores são muito qualificados e atualizados, se preocupam realmente em possibilitar um conhecimento sólido aos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho.

4- Diploma na mão, e aí, o que você fez?
Meu primeiro emprego depois de formado foi na academia na qual já era estagiário. No ano de 2001, tive minha primeira oportunidade de ingressar na carreira universitária, substituí quatro meses uma professora da Unifran. Já no ano de 2002 voltei a trabalhar na instituição em um projeto de iniciação esportiva (Atletismo) e estou até hoje. Outra experiência que achei muito válida foi que ano de 2004 fui professor na Universidade de Rio Verde - Goiás.

5- Onde você trabalha atualmente? O que exatamente você faz?
Trabalho na Universidade de Franca como docente do curso de Educação Física. Ministro aulas nas disciplinas de Fisiologia do Exercício, Bioquímica Aplicada, Treinamento Desportivo e Medidas e Avaliações. Também desenvolvo pesquisas nas áreas de diabetes e exercício físico; exercício físico e resposta imune; fisiologia do esporte. Estou desde 2006 no Centro Universitário de Patos de Minas-MG. Sou docente nos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Além disso sou professor nos cursos de pós-graduação latu sensu nas instituições: UNIFRAN,  FAFIBE - Bebedouro, ESEFIC - Catanduva, FAMERP - São Jose do Rio Preto, UNAERP - Ribeirão Preto e  UNIPAM - Patos de Minas.

6- Voce fez pós-graduação em que área?
Quando me formei em 2000, ganhei uma bolsa de estudos de pós-graduação na Unifran, cursei no ano de 2001 Ciência do Exercício Físico na Saúde. No ano seguinte fiz mais um curso (Fisiologia Humana e do Exercício). Neste mesmo ano ingressei na Unesp - Rio Claro no programa de mestrado, como aluno especial. E em 2003 já cursava o Mestrado em Promoção de Saúde (Unifran), concluindo-o em setembro de 2004. 
     
7- Qual seu maior sonho?
Minha meta era ingressar em um programa de doutorado, e aí, no inicio de 2008 ingressei no Programa de Doutorado em Alimentos de Nutrição-UNESP-Araraquara/Departamento de Ciências Farmacêuticas.

8- Como você vê o mercado de trabalho nessa área?
A área de educação física é muito promissora. Temos um mercado de trabalho muito amplo. A Educação Física tem se destacado nos últimos anos como uma profissão muito importante na área de saúde.
 
9- Uma dica para a galera que pretende fazer educação física.
Primeiramente espero que os futuros alunos não encarem o curso como uma segunda opção, mas que estejam empenhados em estudar e aprofundar seus conhecimentos na área, procurando acima de tudo se dedicar realmente a profissão que escolheram.

 

 

 

 

 

O que é isso?

Callcenter: 0800 34 1212

1996-2014© ACEF S/A